top of page
Foto do escritorEquipe Companio

Videoconferência - alternativas ao Zoom

Atualizado: 3 de mai. de 2020

Em tempos de pandemia, o trabalho, o estudo e o contato pessoal de grande parte do planeta se virtualizou, de vez. Isso significa que muitas pessoas que não eram familiarizadas com chamadas de vídeo, videoconferências, uso constante de apps e novas tecnologias precisaram e precisam se atualizar. Essa é uma questão importante também para a saúde mental, para além da produtividade, pois diferentemente de outros tempos com outras pandemias, agora podemos nos conectar em tempo real se tivermos acesso. Criamos esse post para citar alguns serviços menos populares, pois podem ser mais indicados e seguros do que outros. Todos os serviços aqui relatados são criptografados e seguros de verdade até essa data, diferentemente do que aconteceu com o Zoom recentemente:

Provavelmente por falta de marketing, pouco se fala desse serviço da Cisco (fabricante famosa de equipamentos de segurança no geral), mas ela tem esse serviço gratuito e é famosa por prestar serviço para grandes corporações. Entrando nesse link, você faz um cadastro grátis e pode sediar reuniões com até 100 pessoas simultâneas. Ele funciona no esquema de sala de conferência: você cria uma sala, compartilha um link e as pessoas podem entrar, não precisa de cadastro nem app. Compartilhamento de tela disponível. Pontos fortes: 100 pessoas por vídeo simultaneamente, criptografia de ponta-a-ponta (segurança), facilidade de uso (você entra na sala virtual de qualquer navegador ou aparelho).

Um outro ótimo serviço é o Jitsi. O diferencial dele é ser open-source e gratuito para sempre. Ser open-source significa transparência, pois qualquer um pode ler o código de programação. Ele suporta diversos acessos simultâneos (o limite máximo depende do servidor, então tenha em mente que são vários), e tem o acesso mais privativo de todos: você entra no site e abre uma sala com um endereço específico, simples assim. Não necessita de cadastro nem login. Para não ter estranhos na sua sala, você pode configurar uma senha de entrada. Compartilhamento de tela também é possível. Recomendamos vivamente verificarem esse serviço, pois ele é gratuito e seguro de verdade, ele se mantém por doação de algumas empresas, o que significa que você não é o produto, como em outros serviços. Acesso de qualquer navegador e aparelho.

Pontos fortes: plataforma gratuita e de código aberto. Facilidade de uso em qualquer aparelho e navegador.

Esse último serviço é grátis para até 4 pessoas por videoconferência e funciona pela criação de uma sala virtual também, onde seu endereço é único e fixo. Por que compartilharíamos um serviço com capacidade grátis tão pequena? Pela qualidade da conexão, personalização do endereço e facilidade de acesso. Você terá um link com um nome exclusivo da sua sala e quando você inicia uma conferência, basta que os outros entrem por esse link. O criador pode escolher para autorizar o acesso, o que é ótimo para reuniões privadas e até mesmo atendimentos, pois você terá seu consultório virtual. A interface é amigável e muito agradável.

Pontos fortes: interface amigável, personalização, facilidade de uso e acesso, qualidade de conexão.

Menções honrosas:

Skype - famoso de longa data, tem corrido atrás do Zoom e lançado novos recursos. Criptografado: https://www.skype.com/pt-br/ Facetime - disponível apenas para aparelhos da Apple, não requer novos cadastros, é integrado ao iOS e MacOS, tem ótimos recursos e qualidade de conexão, suporta até 32 participantes simultâneos atualmente. Criptografado. Google Duo - Funciona por número de telefone, disponível para celulares e tablets com 12 participantes simultâneos mas apenas dois na versão para navegador. Qualidade de conexão é um ponto forte: https://duo.google.com

Escrito por Felipe Paganelli


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page