top of page
Foto do escritorEquipe Companio

Intervenções psicológicas para pessoas afetadas pela epidemia de COVID-19

Atualizado: 3 de mai. de 2020

A atenção à saúde mental pode ser necessária para pacientes com COVID-19, para pacientes com suspeita de infecção, para a família em quarentena e para os profissionais da saúde. Os sintomas psicológicos podem variar de pessoa para pessoa e, por conta disso, a intervenção deve ser pensada individualmente. A saúde mental não deve ser negligenciada já que, mesmo após a pandemia, os efeitos e as desordens relacionadas ao estresse podem permanecer. Na China, já foi relatado um aumento na necessidade por profissionais da área da saúde mental após períodos de epidemias e urgências em saúde pública.

A intervenção e o cuidado devem considerar diversos fatores de risco como: saúde mental fragilizada mesmo antes da pandemia, luto, danos sofridos pela pessoa e por membros da família, potencial risco de vida, pânico, separação da família e diminuição da renda familiar. É de se esperar que uma situação como essa pandemia pelo COVID-19 produza efeitos negativos nos indivíduos e na sociedade, por conta disso pensar a saúde mental é tão importante neste momento.

(Fonte: DUAN, Li; ZHU, Gang. Psychological interventions for people affected by the COVID-19 epidemic. The Lancet Psychiatry, v. 7, n. 4, p. 300-302, 2020.)


Escrito por Milena Lobão



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page